Deixa eu te contar uma coisa sobre essa foto:

Nesse dia, estávamos no parque da Disneyland de Paris, já era fim do dia, as crianças estavam bem cansadas e eu queria tirar uma última foto em frente ao castelo antes do por do Sol.   Então, fomos lá, as crianças desceram do carrinho, ficaram na pose para que eu conseguisse ajustar timer do celular e correr para a foto. Só que o Lucas começou a não colaborar. Eu tentei tirar umas 5 vezes. Em todas, ele corria quando eu chegava na posição da foto.  Comecei a ficar muito irritada e bem triste. Eu pensava: como que ele podia não me dar uma única foto após um dia super legal que proporcionei para ele na Disney!? Fato: nós dois estávamos sendo crianças nesse momento de irritação e ele não me devia nada em relação ao passeio!  No calor do momento, eu não consegui enxergar o comportamento dele como uma forma de comunicação do tipo "não aguento mais, vamos embora por favor". Eu apenas fiquei muito brava, desisti e fomos embora.  Eu deveria ser a adulta da relação e entender que a cr

O que é regressão de sono

 Sabe quando o seu filho estava dormindo super bem e, de repente, começou a acordar mais à noite, como se tivesse desaprendido a dormir? Podemos chamar isso de regressão de sono e eu vou te explicar certinho porque isso acontece! 

Quando o bebê nasce, ele ainda não tem o ciclo circadiano formado.

Esse ciclo circadiano é o nosso mecanismo de liberações hormonais e funções do nosso corpo que são adequadas entre dia e noite. 

Isso irá se estabelecer conforme a maturação neurológica do bebê for se desenvolvendo, com o crescimento, a exposição à luz natural ao longo do dia, com o anoitecer e o escuro da noite, com a rotina e a vida social.

A questão da regressão de sono se dá pelo fato de que o desenvolvimento do ciclo circadiano sincronizando dia e noite não ocorrer de forma linear ao longo do 1º ano de vida! 

Nesse período, nós podemos ter uma potencia maior do ciclo circadiano e uma redução (até desaparecer por um período). Sendo assim, podemos denominar que temos um padrão de progressão e regressão desse nosso ciclo circadiano. 

É por esse motivo que, muitas vezes o seu filho já estava dormindo super bem, com as sonecas ao longo do dia e o sono noturno bem regulado e, de repente, ele volta a ter vários despertares noturnos, fica muito tempo acordado de madrugada ou tem dificuldade em iniciar o sono. 

Para passar por essa fase com mais calma, o ideal é:

  • Mantenha a rotina normalmente, com os horários regulares das refeições e atividades ao longo do dia;
  • Evite ficar tentando fazer seu filho dormir a todo custo. Respeite os sinais de sono e evite formar um novo costume para adormecer (como andar de carro, por exemplo); 
  • Tenha bastante exposição à luz natural ao longo do dia. Faça passeios matinais logo pela manhã e evite o uso de luzes à noite. Prefira uma iluminação mais fraca, amarelada e indireta com o uso de luminárias; 
  • Capriche na higiene do sono e no ritual do sono antes do seu filho dormir para que ele consiga relaxar mais fácil, iniciar o sono e ter uma noite mais tranquila. 

Me conta se você já passou por essa fase ou está passando por ela e como foi aí na sua casa! 

Espero que esse post te ajude por aí! 


Bjo, 

Maici. 

Dra Maici Ciari


Comentários