Sabe quando o seu filho estava dormindo super bem e, de repente, começou a acordar mais à noite, como se tivesse desaprendido a dormir? Podemos chamar isso de regressão de sono e eu vou te explicar certinho porque isso acontece!
Quando o bebê nasce, ele ainda não tem o ciclo circadiano formado.
Esse ciclo circadiano é o nosso mecanismo de liberações hormonais e funções do nosso corpo que são adequadas entre dia e noite.
Isso irá se estabelecer conforme a maturação neurológica do bebê for se desenvolvendo, com o crescimento, a exposição à luz natural ao longo do dia, com o anoitecer e o escuro da noite, com a rotina e a vida social.
A questão da regressão de sono se dá pelo fato de que o desenvolvimento do ciclo circadiano sincronizando dia e noite não ocorrer de forma linear ao longo do 1º ano de vida!
Nesse período, nós podemos ter uma potencia maior do ciclo circadiano e uma redução (até desaparecer por um período). Sendo assim, podemos denominar que temos um padrão de progressão e regressão desse nosso ciclo circadiano.
É por esse motivo que, muitas vezes o seu filho já estava dormindo super bem, com as sonecas ao longo do dia e o sono noturno bem regulado e, de repente, ele volta a ter vários despertares noturnos, fica muito tempo acordado de madrugada ou tem dificuldade em iniciar o sono.
Para passar por essa fase com mais calma, o ideal é:
- Mantenha a rotina normalmente, com os horários regulares das refeições e atividades ao longo do dia;
- Evite ficar tentando fazer seu filho dormir a todo custo. Respeite os sinais de sono e evite formar um novo costume para adormecer (como andar de carro, por exemplo);
- Tenha bastante exposição à luz natural ao longo do dia. Faça passeios matinais logo pela manhã e evite o uso de luzes à noite. Prefira uma iluminação mais fraca, amarelada e indireta com o uso de luminárias;
- Capriche na higiene do sono e no ritual do sono antes do seu filho dormir para que ele consiga relaxar mais fácil, iniciar o sono e ter uma noite mais tranquila.
Me conta se você já passou por essa fase ou está passando por ela e como foi aí na sua casa!
Espero que esse post te ajude por aí!
Bjo,
Maici.
Comentários
Postar um comentário