Se viajar de avião com crianças pequenas te apavora, vou te contar como foi a minha experiência em um voo longo de 10 horas indo de São Paulo a Madri com meus dois filhos de 4 e 3 anos de idade!
|
Chegando no aeroporto!
|
Não posso dizer que foi a nossa melhor viagem porque cada uma é tão especial e diferente da outra que não consigo fazer comparações. Mas posso dizer que foi incrível e valeu muito a pena passar pelo perrengue do voo longo com crianças pequenas!
Felizmente, a nossa experiência de voo longo com crianças pequenas foi bem tranquila! Foram 10 horas de avião de São Paulo a Madri (escala), e depois mais 2h aproximadamente de Madri a Paris (nosso destino final)!
|
Paris! |
Mas presta atenção, quando eu digo tranquila, não quer dizer que sentamos no avião e ficamos quietos, assistindo filmes e séries, dormindo de vez em quando.
NÃO! Não foi assim a nossa viagem!
Precisamos alinhar nossas expectativas com a realidade e entender que uma viagem tranquila com crianças é bem diferente de viajar sozinho ou apenas em adultos!
Para mim, uma viagem longa tranquila é aquela viagem que a criança brinca, passeia, que não tem vômito, nem dor, que não tem aqueles momentos de choro intenso e inconsolável que você não sabe se é só tédio ou se a criança está passando mal... sabe?! Foi tranquilo!
Nesse texto, vou focar apenas na parte do avião. Nos próximos, eu posso falar de cada destino, passeios, como foi o nosso roteiro, hotel... tudo mais! Comenta aqui neste post o que você gostaria de saber!
Bom, retomando o assunto do avião... Para que a nossa viagem fosse a mais tranquila possível, nós não focamos apenas na parte do avião em si. Nós já deixamos tudo preparado com antecedência, afim de evitar que a casa estivesse muito bagunçada e agitada na hora de sair.
Quando nós ficamos agitados e ansiosos, as crianças também se sentem dessa forma. Portanto, seja a calmaria que você quer no seu filho!
|
Já de boa após a decolagem!
|
Deixamos tudo pronto um dia antes e, para arrumar no dia de sair, ficaram apenas alguns detalhes como terminar a mala de mão com o carregador do celular, escovas de dente, essas coisas!
Saímos com muita antecedência para evitar imprevistos como trânsito (que é super comum em São Paulo), ou esquecer algo e não dar tempo de buscar.
No caminho, nós saímos na hora da soneca do Lucas (11h da manhã), assim ele já foi fazendo a soneca dele (ele costuma acordar às 5:30h) e chegou bem descansado no aeroporto.
DICA 1: evite deixar a criança extremamente cansada para viajar. Isso pode ser uma cilada! Quando a criança está extremamente cansada, ela não fica sonolenta. Ela fica AGITADA! Fica mais irritada, chorosa, nervosa, nada está bom... e acaba piorando o clima da viagem.
Ao chegar no aeroporto, despachamos as malas e fomos almoçar. Já começamos perguntando o que as crianças gostariam de comer, e a resposta foi PIZZA! rsrs
Em viagem, nós estamos saindo da rotina, conhecendo coisas novas, vivendo de forma mais espontânea, então, relaxe em relação à comida e horários muito certinhos!
Após o almoço, ficamos passeando e deixei eles comprarem algumas balinhas e outras guloseimas para levar ao longo do voo.
As balinhas, daquelas tipo Finni, ajudam muito a aliviar a pressão nos ouvidos na hora da decolagem e do pouso.
|
Balinha Finni salva na decolagem e pouso! |
Dentro do avião, foi servido o jantar umas 2h após a decolagem e depois o café da manhã quando estávamos chegando (só!).
Eu gostei muito da Cia aérea (AirEuropa). Tinha visto algumas avaliações negativas, mas eu achei bem confortável, as opções de entretenimento na tela do avião eram legais e a comida estava boa, mas é pouca comida. Para quem não levou lanchinho, foi ruim!
DICA 2: capriche nos lanchinhos! As crianças não comeram a comida que foi servida porque não gostaram. Ainda bem que tinham almoçado antes e que nós levamos muita coisa para ir comendo ao longo do voo. Salvou!!!
|
Comendo purê de frutas |
|
Castanhas, uva passa e chocolate |
Para quem está viajando com bebê: você pode levar a comidinha do bebê dentro do avião já aquecida numa lancheira térmica ou pedir para eles aquecerem lá ara você (confirme isso com a cia aérea antes de embarcar para não ter erro com o aquecimento da comida). Você também pode levar o pó da fórmula que o bebê toma e pegar a água lá no avião (eles também esquentam a água se você precisar).
Já a parte de entrar com a comida do bebê em outro país, pode ser que não dê certo. Isso depende muito da imigração do país e não tem relação com a cia aérea. Melhor já pesquisar a alimentação do destino e comprar comida lá!
Agora, sobre o entretenimento ao longo do voo, além dos lanchinhos rsrs:
Eu preparei uma mochila só para as coisas das crianças. Nessa mochila tinha:
- uma troca de roupa completa para cada um (calça, camiseta, calcinha/cueca, meia) e um casaco;
- os medicamentos de emergência (náusea/vômitos, dor, alergia e spray de soro nasal);
- livro de adesivos (adoro os da Usborne! Vou deixar aqui neste link!);
- livro de historinha;
- cartas super trunfo;
|
Aqui a Lola está com uma amiga de voo! Foi ótimo ter mais crianças no avião! |
- caderno de atividades;
- estojo com lápis de cor, canetinha e carimbos;
- massinha do tipo E.V.A. com alguns moldes pequenos;
|
Massinha com moldes
|
|
Bonequinhos pequenos |
- bonequinhos pequenos tipo LOL, Polly e Playmobil;
- tablet!
Sim!!! Teve MUITA tela com o tablet ao longo do voo! Gente, são 10 horas de voo!!!
Foi um voo diurno e eles não dormiram nem por 1 minuto! Não tem como ficar 10h sentada no avião brincando com a criança!
Ao longo do voo teve muito passeio no corredor, aquele eterno vai e volta! Vai até o banheiro e volta para a poltrona. Depois vai ver onde estão os comissários e volta. Depois vai pedir uma água e volta. Depois vai passear de novo e olhar pra cara de todo mundo e volta. Veja o que as pessoas estão assistindo e volta! rsrsr
Para quem gosta de caminhada, acho que rola uma maratona! hahahah (brincadeira).
Entre um passeio e outro, rolava uma brincadeira com alguma coisa que levamos na mochila, uma leitura, um joguinho no tablet e assim se passaram nossas longas 10 horas de voo de uma forma muito tranquila dentro da realidade de viagem longa de avião com crianças pequenas!
No voo da volta, foi um voo noturno!
Nós entramos no avião logo após o jantar no aeroporto. Eles já estavam bem cansados dos passeios que fizemos durante o dia, além do trajeto até o aeroporto.
Como já era hora de dormir, assim que o avião decolou, o Lucas dormiu. Então, eu enchi a almofada inflável para ele conseguir esticar os pés e coloquei a da Lola também! Essa almofada salvou a noite!!!
Eles ficaram muito mais tranquilos e confortáveis para dormir e acordaram só quando estava faltando 1h para o pouso. Foi muito bom!
|
Repare nos pés do Lucas apoiados na almofada! |
|
A Lola também usou e foi muito bom! Aqui ela estava assistindo um pouco de desenho antes de dormir, mas não durou 10 minutos e ela apagou! |
Dica 3: use as almofadas infláveis nos pés das crianças na hora de dormir no avião! Vou deixar aqui o link de onde comprei as almofadas no Mercado Livre! click aqui!
A parte do avião pode ser a mais puxada, mas é essencial passar por ela para que tenhamos experiências incríveis em lugares novos!
Espero que esse texto tenha te ajudado a ter ideias do que fazer com as crianças em um voo longo e que te encoraje a viajar muito com os seus filhos!
Se quiser ver esse conteúdo em vídeo, veja no meu canal do YouTube aqui!
|
Chegamos! |
Comenta aqui para mim o que achou! Me conte suas experiências, acrescente alguma dica que você já usou ou mande alguma pergunta!
Beijos,
Maici.
Comentários
Postar um comentário